Disjuntor de 40A nem sempre e a melhor opção.

Atualizado: 14 de nov. de 2021


Quando precisamos trocar um disjuntor sem conhecimento e vamos a uma loja ou perguntamos a alguém conhecido logo nos indica um disjuntor de 40A, "Fulano coloca esse e fica tranquilo", porém o que muitos não levam em consideração é que a função do disjuntor e fazer a proteção do circuito, ou seja proteger a fiação de sobrecarga e do curto-circuito.

O disjuntor de 40A pode ser utilizado segundo a tabela de condutores capacidade de corrente na temperatura de 30 graus da norma NBR5410, para proteger circuitos com cabos de no mínimo 6mm dependendo da correção de corrente, colocando ele em circuitos com cabos inferiores, então ele vai acionar quando passar uma corrente maior que 40A, porém se for um cabo inferior a 6mm, o cabo não suporta essa corrente isso vai fazer com que o cabo derreta e não tenha nenhuma proteção do disjuntor ou seja o disjuntor esta protegendo apenas contra curto-circuito.


tabela de condutores de corrente na temperatura de 30º


O correto e fazer o dimensionamento dos circuitos seguindo a tabela da NBR5410, e logo após fazer a correção da corrente para saber a bitola correta do cabo a ser utilizado. O ideal e procurar um eletricista em salvador qualificado e com experiência para evitar acidentes graves, quando se trata de eletricidade, cuidado com os conselhos de quem não entende, cuidar da eletricidade não e gasto e sim um investimento em sua segurança.

Se você tiver alguma dúvida sobre eletricidade entre em contato ou deixe um comentário vou continuar postando coisas sobre o assunto.


 

Eletricista em Salvador

28 visualizações1 comentário