top of page

Manter uma fiação antiga é seguro?


eletricista residencial
Fiação antiga de um chuveiro pegou fogo e derreteu o fio.

É muito comum pensar que manter uma fiação antiga é seguro, que não tem problemas mas será mesmo?

Muitos acidentes ocorrem por causa de instalações antigas, e o mais comum é a queima de equipamentos, aumento da conta de energia, choque elétrico e etc. O choque acontece quando uma corrente elétrica passa através do nosso corpo onde muitas vezes pode levar ao óbito caso a corrente que circule seja maior que 3mA.


Além do choque elétrico, incêndios, perda de eletrodomésticos; fiação antiga pode aumenta o valor da conta de energia no fim do mês.

Por incrível que pareça não há um tempo exato para se fazer uma troca da fiação ou instalação elétrica, mas é sempre necessário que haja uma revisão a cada 5 anos e caso perceba alguma alteração incomuns como cheiro de queimado, faíscas, equipamentos variando velocidade entre outros o ideal e procurar um eletricista residencial ou predial para fazer os reparos necessários e te orientar como resolver o problema.


Porque aparelhos elétricos queimam?


Isso acontece quando há rompimento do neutro e a uma sobretensao ou variação na tensão que chega ao equipamento, isso faz com que o equipamento perca sua vida útil ao longo do tempo, procure um eletricista residencial profissional para avaliar a sua instalação elétrica.


Por que a aumento na conta de luz?


Quando a alguma fuga de corrente nos circuitos você esta desperdiçando dinheiro na conta de luz, isso por que a concessionaria cobrar pelo KWh utilizado ou seja não importa a forma que está sendo utilizado, acontece quando algum fio encosta em algum material condutor ou úmido, ou pelo efeito joule que ocasiona nos fios antigos. emendas mau feitas e conexões mau apertadas procure um eletricista residencial para fazer uma avaliação na sua residência, caso perceba um aumento estranho na conta de luz, uma visita técnica fica em torno de R$ 70,00 a R$ 90,00.


Por que acontece os incêndios?


Quando ocorre o curto-circuito a corrente que passa pelo condutor tende ao infinito, então o efeito joule faz com que o fio condutor aqueça e derreta as partes plásticas do condutor ou equipamentos, esse material plástico e altamente inflamável e agrava quando está próximo de madeira ou colchões, sofá e outros materiais inflamáveis..


Se identificar a necessidade, entre em contato com um eletricista residencial que possa te ajudar a resolver seu problema com segurança. Faça seu orçamento pelo WhatsApp agora mesmo com um eletricista residencial.





82 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page